Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Creme de Marisco

Olá amigas,

Hoje trago uma receita que pode ser considerada como aproveitamento, porque feita para aproveitar as cascas de camarão inteiro cozido. Há pois é, na casa da Marta aproveita-se tudo, até as cascas ;)

Alguém ensinou este ‘truque’ à minha mãe e ela passou-me a mim. Agora partilho convosco e vocês passam às vossas filhas :)

Inclusivé a pessoa que o ensinou, até referiu que era assim que faziam o creme de marisco nos restaurantes. Não sei se é verdade ou não, mas o que é certo é que fica bom e bem saboroso, e (se for bem feito) não se nota nada que foram utilizadas as cascas.

Como ontem o namorado lhe apeteceu comer uns camarõezinhos cozidos ao jantar (andava com o desejo, coitado, porque na passagem de ano não comemos), e como o camarão é coisa que não se ‘apanha’ com muita frequência cá por casa (só mesmo em dias de festa), então tem de se aproveitar bem e lá foi a boa da Marta fazer um cremezinho de marisco especial para o almoço de hoje :) 

Então cá vai a receitinha, para quem quiser experimentar (e tiver paciência e coragem ;)):

Ingredientes:

- Cascas de camarão cozido (sem a parte dos olhos e o ‘espeto frontal’ da cabeça)
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- polpa de tomate a gosto (eu usei também calda de tomate feita em casa e congelada)
- 3 colheres de sopa de azeite
- sal, pimenta e coentros a gosto
- 2 colheres de sopa de farinha s/ fermento
- 1 colher de sopa de creme de marisco de compra (desidratado) (opcional)
- camarões cozidos e delícias do mar a gosto (eu usei apenas camarão)

Preparação:

Colocar as cascas do camarão (retirando primeiro a parte dos olhos, para o caldo não ficar negro, e o espeto da cabeça, que é muito duro) numa panela com bastante água, suficiente para cozer as cascas em lume médio durante aproximadamente 1 hora ou até as cascas estarem bem cozidas (menos rijas do que o habitual).
Num tacho à parte colocar a cebola e o alho picados junto com o azeite e deixar refogar um pouco, em lume brando para não queimar, até a cebola estar transparente.
De seguida adicionar a polpa de tomate (eu coloquei alguns cubinhos de calda caseira congelada e 4 colheres de sopa de polpa de tomate), deixar cozinhar mais um pouco em lume brando, colocando um pouquinho de água só para não queimar.
Passar as cascas do camarão (já cozidas anteriormente) com a varinha mágica, até estarem quase desfeitas (nunca ficam totalmente desfeitas em puré), coar com um passador de rede para outro tacho ou tigela de vidro e reservar.

Apenas como nota, aqui acrescento que não gosto de utilizar recipientes de plástico para este tipo de operações, principalmente se o caldo estiver quente, para não misturar sabores nem cheiros, porque o plástico (por mais bem lavado que seja) às vezes fica com o cheiro de outras comidas e, na minha opinião, o inox ou o vidro são mais limpos (ok, podem-me chamar esquisitinha à vontade, mas com a comida e com a saúde não brinco e tenho sempre o máximo de cuidados e de higiene possível). Também coei a água das cascas várias vezes, mudando de um tacho para outro, para não correr o risco de ficar algum pedacinho de casca ‘esquecido’.

Depois passar também com a varinha mágica o refogado da cebola com o tomate, desfazer a farinha e o creme de marisco desidratado num pouco da água das cascas de camarão e adicionar ao refogado já passado, temperar de sal e pimenta, adicionar a restante água das cascas reservada anteriormente e levar a ferver em lume médio, tendo o cuidado de ir mexendo sempre depois de começar a ferver, para não deixar pegar a farinha ao fundo do tacho.
Quando o caldo começar a engrossar, adicionar alguns camarões sem casca cortados em pedaços, algumas barras de delícias do mar também cortadas em pedaços (não coloquei porque não tinha) e os coentros picados.
Deixar ferver até os coentros estarem cozidos e o caldo já não ter o gosto da farinha crua. Se necessário, deve ir acrescentando um pouco de água, para o creme não ficar grosso de mais.

E está pronto a servir, ainda bem quentinho.

Bom apetite!


15 comentários:

  1. Marta, mas que bom!!! Eu também guardo sempre as cascas de camarão, mas para fazer molho de camarão, e coo as cascas.
    Beijinhos, boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Marta, na minha casa faz-se de outra forma: quando cozes os camarões reservas uma parte da água da cozedura (até se pode congelar se não se for utilizar logo). Depois quando fazes o refugado juntas directamente as cascas e um pouco da água da cozedura, deixas apurar, trituras tudo e depois coas. Voltas a por ao lume e juntas então a farinha e a restante a água da cozedura.
    É mais rápido e sujas menos louça :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Marta, mais uma receita cheia de bom aspecto :) mas os meus olhos bateram logo foi no prato. Que lindo!!! tem um ar bem antigo!

    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo vossos comentário, amigas.
      Já vi que não sou a única a aproveitar as cascas do camarão ;)
      Obrigada pelas vossas sugestões, que também me parecem interessantes. Já aprendi algo novo hoje :)
      Em relação ao prato, Teresa, é um bocadinho 'antigo' porque é do meu enxoval, mas não é muito...
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  4. Olá Marta! Está neste blog, que também é meu ;)
    http://apanificadoraribeiro.blogspot.pt/2010/09/molho-de-camarao-bom.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi Marta, muito obrigada pela sua visita ao meu cantinho, fico feliz que tenha gostado!! Gostei do seu também e já estou a seguir. Parece muito gostoso esse creme de mariscos, quentinho com esse frio que anda fazendo vai bem demais!!
    E que prato lindo, também adorei!!

    Beijinhos e uma ótima semana
    Marisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga pela sua visita também, Marisa.
      Ainda bem que gostou da receita :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  6. Uma bela dica!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Olá Marta ... pois é ... pensava que o prato era antigo, mas enganei-me :( de qualquer maneira é lindo na mesma. Eu pensei que fosse antigo porque a minha avó tinha alguns muito parecidos que já tinham sido da minha bisavó.

    Quanto as dietas, vou apostar mais no exercicio, nas caminhadas nos passeios de bicicleta que fazia muitas vezes com o velho :), mas desdes que as crianças nasceram não tenho feito nada.

    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tenho pena Teresa, realmente o prato é bonito mas não é assim tão antigo ;)
      Acho que fazes muito bem em apostar no exercício, faz muito bem à saúde, não só a nível físico mas também psicológico.
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  8. Marta, nunca mais deito ao lixo os restos de marisco!
    Muito obrigada pela dica preciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Nina.
      Só tem de ter o cuidado de coar bem o 'puré' das cascas.
      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta