Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Flan de Legumes

Olá minhas lindas,

Hoje trago mais uma receitinha ovolactovegetariana (ovoquê? :)) e bastante saudável.

Como já aqui afirmei anteriormente, estou a tentar tornar-me vegetariana ou pelo menos ovolactovegetariana (acho que é assim que diz), ou seja, comer mais à base de vegetais, não dispensando os ovos e o leite e seus derivados.

Penso que reduzir o consumo de carne, além de ser benéfico para a nossa saúde e de ser mais ‘ecológico’, também se torna mais barato, e nestes tempos de crise temos de ser inventivos e pensar em alternativas para reduzir os custos mensais…

Não estou a defender que deixemos de comer ou que passemos fome, até porque isso é impossível, pois o nosso corpo é uma máquina e só funciona se tiver o combustível que necessita (comida e bebida necessárias).

Mas confesso que ultimamente, talvez porque as circunstâncias assim o obrigam, tenho conseguido mudar algumas coisas na minha vida e uma delas foi sem dúvida a alimentação, que passou a ser muito mais caseira e simples, deixando de consumir alimentos supérfluos (diga-se processados industrialmente e carregados de açúcar, gorduras e sal) e concentrando-me apenas no essencial e mais simples. Ou seja, voltei basicamente à alimentação que tinha na minha infância, na aldeia, onde tudo era muito mais natural, quando ainda nem sabia que existiam McDonald's e companhias limitadas nem Coca-Colas e afins (passo a publicidade :)) e só se bebia aguinha (del cano, mesmo, não havia cá essas mariquices de água engarrafada :)).

E o resultado tem sido bastante satisfatório, tanto para a minha saúde, como para a da balança, uma vez que emagreci sem grandes esforços e a celulite diminuiu bastante (e pensar que antigamente gastava pequenas fortunas em cremes e suplementos alimentares para reduzi-la, sem resultados visíveis e afinal a solução era tão simples :)).

Isto tudo só com a redução do consumo de açúcares, gorduras e hidratos de carbono em excesso, com o aumento do consumo de vegetais e com algum exercício físico (basicamente algumas caminhadas). Ah, e não menos importante, a diminuição do stress (através de actividades prazeirosas, como por exemplo o crochet) e dormindo as 8 horinhas da praxe.

Como vêem, não é necessário fazer grandes dietas nem grandes esforços físicos, para se manter uma vida saudável. Mas isto também depende do organismo e do metabolismo de cada um, é claro, cada caso é um caso…

Bem, mas como o texto já vai longo e vocês andam ocupadas com os preparativos do Natal e não têm tempo para estes devaneios, aqui vai a receita então:

(Foi adaptada de uma receita de um folheto do Pingo Doce (uma cadeia de supermercados que existe cá em Portugal))

Receita para 2 pessoas

- 100 gr de batatas
- 2 cenouras
- 1 cebola
- 1 alho francês
- 1 chuchu (ou courgette)
- 1 pequeno molho de espinafres
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 ovos
- 2 dl de leite
- 2 colheres de sopa de farinha Mayzena
- sementes de sésamo ou de linhaça
- pão ralado (opcional)
- queijo ralado
-sal, pimenta, noz-moscada, cebolinho picado e orégãos a gosto

Descascar e lavar bem todos os legumes.
Cozer as batatas cortadas em cubos e as cenouras em rodelas, em água temperada de sal.
Levar ao lume um tacho com 1 colher de sopa de azeite, com a cebola e o alho francês cortados em rodelas e salpicados de sal, tapar e deixar suar até os legumes amolecerem.
Adicionar o chuchu (ou a courgette) cortado em cubos e deixar suar mais um pouco, adicionando um pouquinho de água, se necessário.
No final juntar também os espinafres cortados e deixar mais um pouco no lume só até os espinafres amolecerem.
(Aqui adicionei também um cubo de caldo de carne, só para temperar melhor, mas é opcional)
Entretanto bater os ovos numa tijela, adicionar a farinha mayzena e o leite e bater tudo muito bem, até desfazer a farinha e esta ficar sem grumos. Temperar esta mistura com o sal, pimenta, noz-moscada e cebolinho a gosto.
Num recipiente que possa ir ao forno, distribuir em camadas alternadas, os legumes cozinhados, as batatas e cenouras, e a mistura de ovos, reservando um pouco desta para o topo. Calque os legumes, de forma a ficarem um pouco mais no fundo, com a mistura dos ovos no topo, que deve ser salpicada com as sementes, o queijo ralado, o pão ralado (eu não coloquei) e os orégãos.
Levar ao forno e deixar cozinhar durante cerca de 40 minutos, até ficar um pouco tostadinho por cima. Retirar do forno, deixar esfriar um pouco e está pronto a servir.

Espero que gostem.
Não deixem de experimentar, pelo menos uma vez, pela vossa saúde :)

Beijinhos saudáveis :*


9 comentários:

  1. Adorei a tua receita! E embora goste muito de comida vegetariana, a carne e o peixe faz-me falta :)
    beijinhos e boa semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nossa tem uma cara gostosa esse flan.
    Já estou seguindo o seu blog.
    Faça-me uma visita e se gostar pode me acompanhar.

    Beijos

    http://artescompaixao.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Amei sua postagem, e aqui estou lhe retribuindo a visita em meu blog, apareca sempre tera novidades la. beijocas Drykka

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos vossos comentários, amigas.
    Assim que puder retribuirei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Bom, tenho de experimentar mesmo. Sabes que adoro legumes e esse pudim tá com um aspeto maravilhoso

    ResponderEliminar
  6. Hunnn parece delicioso.. Beijo bem grande pra vc, Marta!!

    ResponderEliminar
  7. Marta, adorei sua receita...ela vai para meu caderninho, em breve testarei.

    Eu também procuro seguir uma dieta ovolactovegetariana, pelos animais. Eu não consigo entender como posso amar tanto uns e devorar outros. Mesmo os ovos, procuro consumir os caipiras, desde o dia em que descobri como as infelizes das galinhas são tratadas nas granjas...acho que temos uma infinidade de alimentos saudáveis e sem crueldade animal.

    Você tem razão, minha amiga, a nossa alimentação da infÇância, era mais saudável, pois não havia tantas industrias da alimentação como hoje, mas, que tivermos um pouco de boa vontade, podemos consumir mais frutas, verduras, legumes. A saúde agradece!!

    Tenha um lindo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, muito obrigada minhas amigas, pelas vossas visitas e comentários, que tanto gosto.
      Experimentem este flan, porque é mesmo muito bom :)
      Assim que me for possivel, retibuirei as vossas visitinhas.
      Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta