Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

sábado, 17 de novembro de 2012

Pão de Leite

Olá amiga(o)s,

Hoje venho deixar a receita de um pão-de-leite que eu gosto muito de fazer. Adaptei de uma receita que encontrei num blog de culinária nas minhas andanças pela net, já não me lembro qual, pois já foi há muito tempo :(
É uma boa sugestão para o pequeno-almoço ou lanche, pois fica com um sabor entre o pão e o bolo, ou seja é mais doce que o pão e menos doce que um bolo.
Dá para comer assim simples ou com queijo, fiambre, doce, enfim, o que quiserem e gostarem.

Faço assim:

- 250 gr de farinha (2 chávenas de chá)
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de fermento
- 1 ovo
- ½ colher de chá de sal
- 1 chávena de leite frio

Colocar os ingredientes secos numa tigela, juntar o ovo batido, depois o leite e mexer bem, de preferência com a batedeira até não haver grumos da farinha.
Colocar numa forma redonda anteriormente untada com manteiga vegetal e polvilhada de farinha, levar ao forno a 200º (ou um pouco menos) durante o tempo necessário até crescer e cozer (ir fazendo o teste do palito).

Nota: Pode-se juntar mais um pouco de leite ou não, conforme se preferir a massa mais seca ou mais ‘mole’. A receita original era para moldar pequenos pães, mas eu prefiro a massa um pouco mais ‘mole’ para colocar numa forma e fazer um pequeno pão, tipo bolo para depois ir cortando às fatias.

Mas cada um pode adaptar ao seu gosto. Eu pessoalmente não consigo limitar-me a seguir as receitas. Como em tudo na vida, gosto de dar asas à imaginação e colocar o meu cunho pessoal em tudo o que faço. Às vezes corre bem, outras não, mas vamos experimentando e tentando sempre melhorar, aprendendo com os erros e com a experiência.

Experimentem, adaptem ao vosso gosto e depois digam-me como ficou e se gostaram do resultado.

Beijinhos doces e bom fim-de-semana


6 comentários:

  1. Marta minha querida!!!!
    Esta receitinha de pão me parece deliciosa !!!
    Quando fizer...contarei pra você!!!
    Fiquei com água na boca...isso não se faz com as amigas ...rsrsrsr.
    Um ótimo final de domingo!

    Sonia Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou, Sónia.
      Pode fazer, fico à espera do resultado.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Afilhada, adoro pão doce com manteiga, com fiambre.
    Tens de fazer este para aquele fim de semanada especial que temos combinado.
    Já enviei o mail à Paula a confirmar.
    Mas tens de deixar o pão cozinhar mais um pouco, gosto dele mais coradinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, madrinha, tá combinado.
      Mas não posso deixar cozer muito este pão de leite, porque se não fica muito seco e massudo e depois não tem graça :(
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi Marta.
    Eu vim te retribuir a visitinha.
    Já estou te seguindo,
    Eu amei tudo por aqui.
    Fiquei derretida pelo seu porta moeda Flor Rosa redondo, vc tem a receita desse ponto.
    Pois estou com alguns fechos redondos e estou sem ideia de como fazer, o quadrado é bem mais facil rsrsr.
    Bjso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rosana, pela visita e pelo comentário.
      Desculpa, mas não tenho receita do porta-moedas.
      Eu não sei ler gráficos, nem fazer receitas de crochet :(
      Ainda estou a começar a conhecer esta arte maravilhosa e esse ponto eu aprendi com uma pessoa amiga e fui fazendo com as indicações e a supervisão dela.
      Beijos

      Eliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta