Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Queques Integrais de Laranja

Olá minhas lindas amigas,

Já há alguns anos que comecei a fazer algumas alterações na minha alimentação e a preferir coisas mais naturais e caseiras, feitas com ingredientes mais simples e acessíveis à minha carteira.

Agora nesta fase da minha vida (e com a influência da altura do ano também) ando numa onda de comida saudável, de redução de gorduras, açúcar e sal, e principalmente de redução de alimentos processados industrialmente e farinhas refinadas, mas… não consigo passar sem os meus bolinhos…

Esta é uma coisa que eu nunca vou conseguir mudar, continuo gulosa e a gostar muito de doces J
Mas ao invés de os eliminar totalmente (o que seria tarefa inútil e esforço inglório), prefiro diminuir o seu consumo e encontrar alternativas mais saudáveis, ou compensar depois com uma boa caminhada, pra gastar as calorias ;)

Por isso decidi fazer algumas pequenas alterações às receitas ‘normais’ que já tinha dos meus queques e continuar a fazê-los de outra forma, mas não menos saborosa. Simplesmente vou substituindo a farinha branca por farinha de aveia ou farinha integral, o açúcar branco por açúcar amarelo ou açúcar mascavado ou mel, reduzo a quantidade de óleo/manteiga e coloco mais leite ou sumo de fruta… simples assim J

Desta vez apeteceu-me fazer queques de laranja integrais.

(Hum… algumas pessoas vão “torcer o nariz”… será que isso é bom?... J)

Posso dizer-vos que não saíram nada mal e ficam doces e saborosos na mesma. Se quiserem atrever-se a experimentar, mostro aqui a receita e o resultado dos ditos.

Beijinhos e bons bolinhos :*




- 1 e ½ chávenas de farinha
- ½ chávena de farelo de trigo
- ½  chávena de açúcar amarelo
- 1 colher de chá de fermento
- 1 ovo
- raspa e sumo de 1 laranja
- ¼ de chávena de óleo
- ¼ de chávena de leite (ou um pouco mais)

Coloquei os ingredientes secos numa tigela e misturei. Coloquei os ingredientes líquidos no liquidificador e processei. Juntei os líquidos aos secos e mexi bem.
Coloquei em formas de queques e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante aproximadamente 20 minutos, ou até estarem cozidos (fazendo o teste do palito).


Ficaram assim: 






6 comentários:

  1. Excelente aspecto! Devem ser deliciosos!
    Beijinhos.

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta!
    Fiquei muito feliz com o seu comentário.
    Dos bolinhos de laranja também gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Marta...obrigada pela visita!
    Já dei uma vista de olhos ao blog e gosto do género!
    Levo a sugestão desta receita e já a partilhei no google +...bj

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos e ,não duvido, muito saborosos. Identifico-me contigo Marta. Ando também numa "onda" de comida e receitas saudáveis,mas que sejam saborosas. Parece-me que estes queques cumprem estes requisitos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta :)
    Estamos em sintonia no que toca à procura de uma alimentação mais saudável, pois eu acredito que somos o que comemos. E como mostras aqui podemos ter o melhor dos dois mundos: o da gulodice e o da saúde.
    E agora que está quase na hora do lanche, bem que gostaria de ter alguns desses queques aqui comigo, nem migalhas sobrariam.
    Continua a partilhar connosco receitas assim saborosas e saudáveis :)
    Beijinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito agradecida pelo vosso carinho, minhas queridas!
    Beijinhos :*

    ResponderEliminar

Muito obrigado pela sua visita a este cantinho!
Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário, por mais breve que seja, pois será sempre um incentivo para continuar este trabalho.
Espero que goste e que volte :)
Beijinhos,
Marta