Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

sábado, 30 de abril de 2016

Pequeno-almoço Saudável #6 (Batido de Frutos Vermelhos com cereais)



Olá linda(o)s,

Adoro batidos de fruta e cereais ao pequeno-almoço! Principalmente na Primavera e no Verão, quando apetece qualquer coisa fresca logo pela manhã.

Além disso, são saudáveis e nutritivos e uma boa forma de me obrigar a comer fruta logo de manhã (que era um hábito que eu não tinha, mas que passei a ter depois de aprender umas coisinhas sobre nutrição e alimentação saudável).

E pra comemorar a chegada da Primavera, não há nada melhor do que um belo batido de frutos vermelhos! Os frutos vermelhos são antioxidantes e uma boa ajuda para começar o nosso bronzeamento ‘natural’ J



Fiz assim:

- 3 morangos
- 3 framboesas
- 10 amoras silvestres
- 2 colheres de sopa de flocos de aveia
-1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas
- 1 punhado de flocos de milho tostados (corn-flakes) (ou flocos de trigo e arroz)
- 1 iogurte natural açucarado
- 1 copo-medida do iogurte com leite (ou leite de soja)

Coloquei tudo no liquidificador, triturei muito bem (até ficar um pouco mais grosso) e deliciei-me :P



Nota: Pra quem não gosta dos batidos muitos espessos, pode fazer só com a fruta e o iogurte/leite e dispensar os cereais.
Eu prefiro assim, porque fica um pequeno-almoço mais completo, e mais amigo da minha linha e da minha saúde, porque assim já não preciso de comer o ‘tradicional’ pão com manteiga ;)

Espero que gostem.

Beijinhos e bom fim-de-semana :*



quinta-feira, 28 de abril de 2016

Já cheira a Primavera!



Olá amiga(o)s,


Finalmente parece que está a chegar a Primavera J

As nuvens estão a dissipar-se e a ficarem mais claras ou escassas e, apesar do ventinho fresco q ainda se faz sentir, o sol já brilha lindo e radiante (e quentinho)!

Adoro esta altura do ano. É como que um renascer da Natureza, um novo ciclo de vida que começa. As plantas já começam a ter novos rebentos e a florescerem, as flores começam a povoar os campos, de várias cores e odores, lindas e maravilhosas.
Já apetece sair de casa e ir passear até ao campo, à praia ou até ao jardim ou esplanada mais próximos J

Eu pessoalmente prefiro o campo. Adoro os cheiros das plantas e das flores. Adoro os sons da Natureza: os passarinhos a cantar, os ramos e as folhas das árvores a abanar com o vento…a calma e a paz que se sente no campo.

Experimentem, nem que seja por uma vez, afastarem-se do reboliço da cidade, e darem um pequeno passeio a pé pelo campo.
Sintam o ar fresco e puro (que parece mais leve), o vento fresco que passa pelo corpo e o limpa. Olhem para a variedade de plantas e de cores à vossa volta, reparem nas várias tonalidades de verde. Sintam a terra debaixo dos pés. Arregacem as mangas e sintam o sol quentinho a bater na pele do rosto, dos braços e das mãos, e carreguem baterias J
Parem um pouco a descansar, fechem os olhos e escutem o som das árvores e dos passarinhos. Por um instante concentrem-se apenas nesse momento, no que têm à vossa volta, sintam-se parte do sítio onde estão e apreciem, desfrutem da natureza.

Por mais desenvolvida e evoluída que a sociedade esteja, o bicho-homem continua a precisar do contacto com a Natureza, não só para a agricultura e criação de animais, mas também para se ‘limpar’ e equilibrar a nível físico, psicológico e emocional.

Tal como as plantas, nós também precisamos de terra, ar, água e sol para vivermos J

Pensem nisso e desafiem-se a vós própria(o)s a experimentarem! Nem que seja apenas uma vez por semana, um dia ou uma hora no fim-de-semana ou dia de folga do trabalho. Os afazeres da casa não fogem e portanto podem esperar. E se tiverem filhos e/ou animais de estimação levem-nos também a passear, eles vão adorar correr e saltar livres pelo campo J Até podem aproveitar e fazer um piquenique, porque os ares do campo abrem o apetite ;)

Posto isto, deixo-vos com algumas fotos inspiradoras do último passeio que fiz no campo, perto da cidade onde vivo.

Beijinhos e bons passeios! 


Pinheiros jovens

Flor do Pinheiro



Flor de Cardo

Flor de Tojo

Esteva

Flor de Esteva

Estuário do Rio Sado

Estuário do Rio Sado

Alecrim em flor


Uma obra de arte natural :)


Rosmaninho


Uma agradável surpresa no final do passeio: umas lindas cabras a pastar :)


sábado, 23 de abril de 2016

Bolo de Banana com Aveia e Pepitas de Chocolate




Olá lindas,

Nada melhor pra comemorar o regresso ao meu blog e à blogosfera, do que um belo bolinho saboroso e saudável J

Como tinha poucos ovos disponíveis para o jantar e para o bolo, tive de me contar com um bolo pequeno… Mas como os bolos não se medem aos palmos e a quantidade não é sinónimo de qualidade, este ficou muito bom mesmo assim, bem fofinho, húmido e guloso J

Como ando numa onda de alimentação saudável, de cortar no açúcar refinado e na farinha branca, inspirei-me nesta receita de queques que me saíram muito bem, só fiz umas pequenas alterações e o resultado foi bom.

Se quiserem experimentar, podem aumentar as quantidades e fazer um bolo maior J

Espero que gostem.

Beijinhos  :* 








segunda-feira, 18 de abril de 2016

Voltei!!!


Olá minhas queridas amigas virtuais J

Após um grande interregno, consegui voltar à blogosfera!

Após 2 anos e sete meses de ausência (bolas, como o tempo passa…), finalmente consegui voltar ao ‘mundo virtual’, do qual confesso que já sentia saudades J

Às vezes acontecem certas coisas no ‘mundo real’ que nos obrigam a mudar a nossa vida e a mudarmos algumas rotinas e depois acabamos por nos afastar de coisas e pessoas de quem gostamos, mas que naquela altura acabam por ficar um pouco para trás, mesmo que não o façamos propositadamente.

Eu acredito que são fases pelas quais temos de passar para crescermos interiormente e também para nos tornarmos mais fortes e (se possível) melhores pessoas.

Enfim… (como diria um amigo meu:) “É a vida!”                                                                 

Felizmente não me aconteceu nada de grave, nem aos meus pais ou familiares mais próximos, graças a Deus. Simplesmente passei por um desgosto amoroso, o que me mandou muito abaixo psicologicamente na altura, mas também me ajudou a encontrar o que tinha de encontrar pra me ajudar a mudar o que tinha de mudar em mim. (Nada acontece por acaso...) 

Digamos que precisei de fazer uma viagem interna, de me afastar do que pensava que tinha e do que fazia anteriormente, e aprender a viver de uma nova forma.

Tive de olhar mais pra dentro, de dar mais atenção a mim mesma, conhecer quem sou e aprender a gostar mais de mim (com todos os defeitos incluídos ;) ), de deixar de viver em função dos outros e do que os outros precisam, de aprender a gostar de estar comigo mesma pra não ficar dependente das pessoas de quem gosto, no fundo tive de apender a cuidar de mim primeiro pra depois poder cuidar dos outros. E, ao contrário do que nos ensinaram toda a vida, isto não é egoísmo, porque eu só posso ajudar os outros a estarem bem, se eu também estiver J

E (como dizia o anúncio): Se eu não gostar de mim, quem gostará?

Foi uma longa viagem, durante a qual aprendi muita coisa útil, abri horizontes e conheci um admirável mundo novo: o ‘mundo espritual’. Através do Reiki, da Meditação, do Karaté e também com a ajuda da Biodanza, conheci várias terapias holísticas que nos ajudam a tratar o precisamos de tratar, a vários níveis que não só o físico e o psicológico.

Aprendi várias técnicas de respiração, de relaxamento interior, de mudança e construção de um pensamento mais positivo, a trabalhar o ego e a humildade, a sentir mais a vida e de uma forma mais alegre, enfim, várias ferramentas que nos ajudam a encontrar o caminho da harmonia e do equilíbrio interior, e por consequência, a alterar também o exterior.  

Tenho noção que isto é o trabalho de uma vida inteira, e que só agora o comecei, mas já me ajudou imenso a melhorar a minha vida, a estar mais equilibrada, mais segura e a sentir-me melhor comigo mesma e com os que me rodeiam. E assim quero continuar J

Mesmo com todos os altos e baixos que a vida nos dá, quero continuar a procurar “o caminho do meio”!

Espero que estejam bem. Em breve vou visitar os vossos cantinhos e matar as saudades J
Por agora, fiz apenas algumas pequenas alterações ao layout do blog, de forma a ficar um pouco mais simples.

Deixo-vos com algumas fotos do meu lindo Alentejo, das plantas, das flores e das belas paisagens que encontrei num passeio pelo campo com os meus pais, para apanhar carrasquinhas J


Muitos beijinhos e abracinhos a todas :*



Acelgas Bravas (selvagens)



Carrasquinhas