Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

sábado, 27 de julho de 2013

Massa com Beringela e Salsichas e Molho de Tomate


Olá amigas,

Adoro massas e adoro fazer pratos de massa tipo salada quente, com tudo o que esteja esquecido no frigorífico e se possa aproveitar.

Desta vez, uns tomatinhos lindos e muito maduros a chamarem por mim, inspiraram-me a fazer uma massinha com molho de tomate. Mas como não me consigo ficar só pelo molho de tomate (gosto de acrescentar mais qualquer coisa para ficar mais consistente), aproveitei para usar metade da 1ª beringela que veio da horta dos papás (em vez dos tradicionais cogumelos) e aproveitei também umas salsichas que tinham sobrado de outra vez em que fiz uma simples omeleta (que também adoro) e não utilizei todas as que vinham na lata. Ah, e ainda acrescentei um pouquinho de milho doce (que também adoro).

E foi assim que nasceu uma simples, mas saborosa, massinha com molho de tomate e mais algumas coisinhas J

Adorei o resultado desta massinha, que me soube pela vida!
Espero que gostem e se deliciem também (pena que é só com as imagens…) J

Beijinhos e bom fim de semana!



Receita:

Cozer massa macarrão (ou outra a seu gosto) em bastante água temperada de sal, 1 fio de azeite e 1 raminho de orégãos, durante o tempo necessário até ficar ‘al dente’, e reservar.

Num tacho à parte, refogar 1 cebola pequena picada e 2 dentes de alho bem picadinhos, num pouco de azeite, em lume brando, até a cebola ficar transparente.
Depois acrescentar 2 tomates maduros picados, juntar um pouco de água e deixar cozinhar o tomate. Retirar do lume, triturar com a varinha mágica até ficar em calda e temperar com sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto (de preferência acrescentar orégãos).

Volta a colocar no lume, juntar a beringela cortada aos quadrados (é aconselhável deixá-la mergulhada em água, alguns minutos antes, para retirar o sabor amargo) e deixar cozer, tendo o cuidado de ir mexendo e acrescentar mais água, para o molho de tomate não pegar. A meio da cozedura, acrescentar as salsichas cortadas às rodelas e meia latinha de milho doce cozido. Deixar cozinhar a beringela, até ela estar ‘molinha’ mas não desfeita e desligar o lume.

Depois é só colocar num prato fundo, a massa que se deseja comer na altura, colocar por cima umas colheradas do molho de tomate, beringelas e salsichas a gosto e servir.

Bom apetite!
A 'menina' linda que usei foi esta :)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Maravilhas da Natureza de Verão, na Horta do Papá!

Olá minhas queridas e saudosas amigas,

Cá estou eu de novo, a aproveitar uma bela tarde de folga do curso de formação…
Ah! Que bem que me sabe um belo descansozinho de vez em quando! J
Parece que não, mas estudar e aprender matérias novas também cansa… principalmente quando é tudo muito teórico e pouco práctico L.
Enfim, é o que temos…

Mas falando de coisas mais interessantes, hoje apetece-me mostrar-vos as maravilhas da Natureza que encontrei na Horta do meu paizinho, nos últimos fins-de-semana que fui visitá-los.

Adoro fotografar as coisinhas lindas que brotam daquela hortazinha maravilhosa que o meu paizinho cuida com tanto apreço (e bastante trabalho, também!). Adoro observar o desenvolvimento das plantas, a maneira como se formam as flores e depois os frutos, conseguindo-se mesmo ver os vários estados numa mesma planta!

Cada vez que lá vou, lá ando eu de máquina em punho (e às vezes em algumas posições menos próprias J) a fotografar as verduras, as árvores e as frutas, que crescem ao seu ritmo próprio e com o cuidado e supervisão diários do paizinho, que faz da horta o seu trabalho a tempo inteiro. De vez em quando também ajudo em alguma coisa, mas têm de ser trabalhinhos leves (tipo arrancar ervas ou colher alguma coisa), pois não tenho a resistência física dele, nem de perto… (que vergonha, esta malta nova já não tem força para nada ;))

Brevemente, de algumas destas plantinhas lindas (daquelas já criadas e maduras, é claro) irão nascer algumas belas receitas! Aguardem um pouco, que elas virão J

Beijinhos e bom Verão!


Entretanto, apreciem a planta, as flores e os frutos das Curgetes:





E das Beringelas:






E as Maçãs, poucas mas lindas:


E as Laranjas, já formadas:

Olha, uma Borboleta!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Salada de Choco com Batatinhas novas

Olá minhas queridas,       
                  
Infelizmente não tenho tido muito tempo para vir ao blog e já estou novamente cheia de saudades vossas… mas infelizmente o tempo e a minha disposição não chegam para tudo L

Peço-vos alguma paciência e não se esqueçam de mim, por favor, que eu não me esqueci de vocês J

Hoje venho só deixar mais uma receitinha fácil, rápida e saborosa. É uma sugestão de refeição de Verão, uma salada que fiz ontem para o meu almoço e que me soube muito bem.

Só têm de ter os seguintes ingredientes:

- choco cozido (bem limpo de peles e tinta) e cortado em pedaços
- batatinhas novas cozidas (usei pequenas e cozi com casca)
- alguns dentes de alho bem picadinhos (coloquei 2)
- um molhinho de coentros (picados)
- tomate cortado em pedaços (coloquei 1)
- azeite e vinagre a gosto

Junta-se tudo numa saladeira de vidro, tempera-se a gosto, mexe-se bem e serve-se à temperatura ambiente ou bem fresco (conforme a preferência).

Espero que gostem.
Beijinhos

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sumo de Bronzeamento Natural II (Sumo de Morango e Laranja)


Olá amigas,

aqui disse antes que adoro sumos de fruta naturais e com o calorzão que se tem feito sentir ultimamente por aqui, é uma das coisas que mais tenho consumido e que me têm ajudado bastante a refrescar.

Este que vos apresento, além de também ajudar a bronzear mais facilmente (com as devidas precauções já enunciadas anteriormente), é uma bomba de Vitamina C!


Fiz assim:

Lavei bem e cortei em pedaços alguns morangos (cerca de 8 a 10), coloquei no liquidificador, juntei o sumo de uma laranja grande, uma colher de sobremesa de açúcar, meio litro de água e triturei tudo muito bem. Coloquei num jarro de vidro, deixei algum tempo no frigorífico e bebi bem fresquinho.

Nota: também se pode adicionar gelo triturado, se tiverem, para um efeito ainda mais refrescante.


Experimentem, deliciem-se e refresquem-se!

Beijinhos frescos J



São servida(o)s?

domingo, 7 de julho de 2013

Bolsa de Telemóvel lilás mesclado


Olá minhas queridas amigas,

Em primeiro lugar, quero agradecer-vos todas as mensagens lindas e carinhosas que me deixaram no post de aniversário do blog!

É muito bom receber assim todo este carinho, vocês são umas queridas!
É claro que irei agradecer-vos ‘pessoalmente’ aos vossos cantinhos, mas não podia deixar de colocar aqui o agradecimento ‘público’ J

Em segundo lugar, quero só perguntar às amigas portuguesas: Ainda não derreteram com tanto calor? Eu quase… Já bebi tanta, mas tanta água, que quase me afoguei J
Eu sei que andávamos desesperadas a pedir o Verão e o calor, mas não era preciso assim tanto de uma só vez, caramba! Nem tenho conseguido fazer os meus bolinhos (é impossível ligar o forno, quando a cozinha em si já está um forno…), nem comidinhas boas e bonitas para colocar aqui, pois só me apetece líquidos e coisas frescas, e até perco a vontade de comer L

Por isso, hoje venho mostrar-vos o último trabalhinho de crochet, que finalmente terminei.
Aproveitei este fim-de-semana de calor infernal (temperatura máxima de 42º aqui em Setúbal!), em que nem me atrevi a pôr o pé fora de casa durante o dia, e tentei fazer algumas arrumações e dedicar-me um pouquinho ao crochet.

Aqui fica, então, mais uma bolsinha para o telemóvel, numa cor mesclada que me agrada bastante.
Foi feita em crochet circular, em meio-ponto (acho que é assim que se chama) e ponto baixo.

Espero que gostem.
Beijinhos e boa praia!





quarta-feira, 3 de julho de 2013

Muffins de Chocolate para comemorar o 1º Aniversário do Blog!


Ena, já passou um ano!
É mesmo verdade, o tempo passa a correr…
Faz hoje um aninho que criei este blog!

Confesso que foi mais por insistência da minha grande amiga Alice do blog Mimos de Mãe, que achou que eu deveria criar um blog para expor os meus trabalhos (na altura apenas fazia uns pequenos porta-chaves em forma de coração). É verdade, foi ela a grande impulsionadora e motivadora deste trabalho e deste espaço, e foi ela que me pegou ‘o bichinho’ dos blogs J. Por isso é a ela que quero agradecer, em primeiro lugar, por me ter apresentado a este ‘admirável mundo novo’!
Foi também ela que me aconselhou e incentivou a colocar aqui as receitas de culinária, pois gosto muito de cozinhar e dessa forma poderia mostrar também os meus dotes culinários J

Passado um ano, não estou nada arrependida de o ter feito, muito pelo contrário, pois conheci uma realidade que desconhecia completamente, tenho visto artes e trabalhos maravilhosos (lindos e deliciosos pratos de culinária, incluídos), fiz novas e boas amizades (mesmo que apenas virtuais) com quem tenho aprendido imenso e já comuniquei com pessoas de vários pontos do país e do planeta, principalmente do outro lado do Atlântico, no Brasil.

Foi e está a ser uma experiência muito boa, positiva e feliz! Por isso, também quero agradecer às queridas amigas leitoras e seguidoras deste pequeno recanto, pelo carinho e pela força que me têm dado para continuar este trabalho tão singelo, mas ao mesmo tempo tão reconfortante e prazeiroso (e viva a Internet! ;))

Ora para comemorar esta ocasião solene (J), como não tenho nenhum bolinho, apeteceu-me fazer uns muffins de chocolate (ai a dieta da praia…), mas reduzi um pouco a quantidade de açúcar da receita.

Aqui estão eles, lindos e fofos!




Se quiserem experimentar, a receita é esta:

- 1 e ¼ de chávena de farinha de trigo
- 1 chávena (mal cheia) de açúcar
- ½ chávena de cacau
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 ovos
- 1 chávena de leite

Numa tigela misturar a farinha com o cacau, o açúcar e o fermento.
Noutra tijela, bater os ovos e adicionar o leite.
Juntar a mistura líquida com a mistura sólida e mexer até obter uma massa homogénea.
Colocar nas formas, levar ao forno (pré-aquecido) a 190º, durante 15 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer e decorar a gosto.

Bom apetite!

Decorei alguns com iogurte natural açucarado e uma cereja no topo
Podem servir-se à vontade!