Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Queques de Banana com raspas de chocolate


Olá amigas,

Ai, nem imaginam as saudades que tenho de vocês e dos vossos cantinhos L

Nunca imaginei que pudesse sentir tanto a falta de pessoas que não conheço pessoalmente, apenas virtualmente. Mas só de ler os vossos textos e publicações, e de ver os vossos belos trabalhos e deliciosos pratos de culinária, já sinto que vos conheço de alguma forma…
Entretanto para matar um pouco as saudades, deixo-vos um presente: um lindo ramo de flores diferente e doce!

Espero que gostem.
Beijinhos e bom resto de semana



Receita:

- 1 chávena de chá de farinha de trigo
- 1 chávena de chá de farinha integral
- ½ chávena de chá de açúcar amarelo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- 1 banana madura
- 1 chávena de leite
- ¼ de chávena de óleo vegetal
- raspas de chocolate a gosto

Colocar numa tigela as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal, e reservar.
No liquidificador juntar o ovo, com a banana (cortada em rodelas), o leite e o óleo.
Vazar a mistura de ingredientes líquidos sobre os secos e misturar delicadamente, adicionando as raspas de chocolate no final.
Colocar a massa em formas de queques e levar ao forno (pré-aquecido, a 200º C) por 20 minutos (aproximadamente), até estarem cozidos (fazer o teste do palito).
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.

Bom apetite!

sábado, 25 de maio de 2013

Lanche/Sobremesa Delicioso(a) - Iogurte de Cereais com Bolo de iogurte e Morangos

Olá amigas,

Hoje quero mostrar-vos uma das receitas que fiz com alguns dos belos moranguinhos, que mostrei aqui.

Mais um lanchinho daqueles que eu gosto: fáceis e rápidos de fazer, e que ficam bonitos e deliciosos.
Aproveitei um pouco do bolo de iogurte que a mamã me trouxe, inspirei-me e criei mais um belo lanchinho (que também pode ser uma bela sobremesa) :)

Faz-se assim:
Num copo ou numa taça colocar em camadas alternadas pedaços de bolo de iogurte, iogurte (pode ser natural) e rodelas de morango. No final terminar com o iogurte e os morangos a enfeitar.
Penso que ficará melhor ainda se se colocar no frigorífico durante algum tempo antes, para refrescar.

E foi assim que no domingo passado me deliciei com o meu lanchinho, sentada à varanda a apreciar um pôr-do-sol maravilhoso na serra da Arrábida (no bocadinho da serra que consigo ver da minha varanda).

Porque a vida também é feita de pequenos prazeres!


Beijinhos, bom fim-de-semana e boas inspirações :*

Lindo e saboroso!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Primavera sem Morangos não é Primavera :)


Olá minhas queridas,

Quero agradecer-vos as visitas e comentários carinhosos que deixam neste cantinho, onde eu adoro receber-vos, e pedir desculpa pelo atraso nas publicações e nas visitas aos vossos cantinhos lindos.

Quero agradecer também às novas seguidoras, que muito me agrada receber e muito me honram, e pedir-vos um pouco de paciência em relação à retribuição das visitas, que farei com o maior gosto, no entanto, ainda irão demorar algum tempo (não estão esquecidas J)

Como já aqui disse anteriormente, agora estou ocupada num curso de formação para desempregados, que dura o dia todo, durante toda a semana e parecendo que não torna-se um pouco cansativo estarmos fechados o dia todo numa sala, a ouvir alguém a debitar matéria e a falar de assuntos ‘sérios’ e ‘massudos’, como Direito do Trabalho (até parece ironia) ou Economia. O que me vale é o Espanhol, que estou a adorar aprender, mas mesmo assim está a ser ensinado a um ritmo um bocado acelerado.
Bem, mas o que interessa é que estou a aprender alguma coisa de novo (mesmo que não saiba bem para quê é que isso me irá servir depois…).
Além disso já estava um pouco desabituada do ritmo ‘normal’ de estar ocupada e fora de casa o dia todo, por isso acabo por chegar a casa cansada, com pouco tempo e sem vontade de fazer alguma coisa que não seja o único e estritamente necessário.

Mas confesso que já estou a ficar com saudades de fazer o meu crochet, os meus pratos ‘especiais’ de culinária, de fotografar e escrever para o blog. Estou com bastantes saudades de criar, de expandir a minha criatividade, da forma que eu sei e gosto. É incrível como se torna viciante fazermos o que gostamos e nos dá prazer :)


Por isso hoje, mesmo cansada, não consegui deixar de passar aqui para vos mostrar os moranguinhos lindos que ganhei neste último fim-de-semana.

O morango é a minha fruta de eleição da Primavera, sem dúvida alguma. Adoro!

Esta foi a última colheita do quintal dos papás. Desta vez foram eles que me vieram visitar e trouxeram-me estes ‘meninos’ J
‘Ao vivo e a cores’ são ainda mais bonitos do que nas fotografias, acreditem. E o cheirinho que fica na cozinha, hummm….que maravilha!
Quase que apanhei uma overdose de morangos, eh, eh :) Deliciei-me com estas maravilhas :))


Só para vossa curiosidade, sabiam que o morango é rico em vitamina C e contem tanta água como a melancia?
100 gr de morangos frescos cobrem as necessidades diárias em vitamina C, de um adulto. Este fruto contribui, assim, para reforçar as defesas do organismo e além disso contem apenas 37 calorias por 100 gr.
Por isso, é um óptimo fruto para consumir toda a Primavera e Verão, pois também ajuda a purificar o organismo e não engorda!

As coisas que eu sei ;)

(Fonte: “Purificar o seu organismo”, de Birgit Sesterhenn-Gebauer, colecção Viver Melhor, editora Plátano Edições Técnicas)

Ora apreciem os moranguinhos lindos, sumarentos, deliciosos e bastante aromáticos!

Brevemente, assim que possível, publicarei algumas receitinhas que fiz eles :)
Mas confesso que prefiro consumi-los assim mesmo ao natural, depois de bem lavadinhos (ainda com o pé agarrado, para não perderem o sabor).

Beijinhos, bom trabalho e boa Primavera!






sábado, 11 de maio de 2013

Bolsa de Telemóvel Azul Ganga (com receita)

Olá amigas,

Hoje quero só mostrar o meu último trabalho de crochet concluído e deixar-vos também a receitinha, para quem se quiser aventurar J

É um novo modelo de bolsa de telemóvel, feito numa linha mais macia do que as anteriores, num azul ganga (jeans), que por acaso é mais bonito do que parece nas fotos.

É um projecto específico para principiantes no crochet, muito fácil de fazer, pois basicamente basta fazer uma tira de pontos altos (p.a.) com a largura e o comprimento que se pretender, dobrar e pegar dos lados.
Foi feita com linha DMC Petra nº 5 e com agulha nº 1.75.
Tem 24 p.a de largura e 54 carreiras de p.a. de comprimento.


Para quem quiser experimentar, a receita é a seguinte:

- Começar por montar 24 pontos de cordão (p.c.).
- Da 1ª à 54ª carreiras trabalhar 3 p.c. (para o 1º p. alto) e 23 pontos altos (p.a.). Na carreira final, terminar com 2 p.c., cortar o fio e puxar a ultima argola para rematar o trabalho.
- Obtêm-se assim uma tira, que se dobra à altura da 21ª carreira e une-se os lados a ponto baixo (p.b.), enfiando a agulha nas duas bordas do trabalho.
- No centro da pala, faz-se uma presilha, da seguinte forma: enfiar a agulha no 10º ponto da borda, fazer 1 ponto baixíssimo (p.bx.), 8 p.c., saltar 4 pontos da borda, fazer 1 p.bx. no 15º ponto para fechar a presilha e rematar o trabalho.
- Para finalizar coze-se um botão bonito, para fechar, na parte da frente coincidindo com a presilha que se fez no centro da pala.
- Se quiser pode fazer também uma tira para pendurar (montando 400 p.c. e fazendo uma carreira a p.bx. sobre esses pontos) e depois cozer as pontas da tira no interior da bolsa.
Eu optei por não fazer este passo, pois, prefiro a bolsa mais simples.
Para dar um acabamento mais bonito, fiz também uma carreira de p.b. a toda a volta da parte de cima (na pala e sobre a presilha para o botão).

Aqui ficam as fotos, para apreciarem :)
Espero que gostem.

Beijinhos, bom fim-de-semana e boas artes!




sexta-feira, 10 de maio de 2013

Muffins de Fiambre e Queijo com Cenoura e Alface

Olá minhas queridas,

Ultimamente não tenho tido muito tempo livre para me dedicar a este cantinho, uma vez me encontro a frequentar um curso de formação (daqueles que existem apenas para manter ocupados os desempregados deste país e com isso ‘manipular’ as estatísticas e diminuir o número de total de pessoas desempregadas, pois enquanto estão no curso são consideradas ‘activas’…) e por isso estou ocupada o dia todo, e à noite o tempo não chega para tudo L
Mas nem tudo é mau, pois pelo menos aprendo algumas coisas novas, além de conhecer pessoas diferentes, conviver com elas e conhecer outras realidades.

Bom, mas desabafos à parte, o motivo que me traz aqui hoje é mais uma receita de muffins e, “a pedido de muitas famílias”, desta vez são salgados J

A receita base é uma que já tinha feito antes, que mostrei aqui, à qual acrescentei uma cenoura grande (desfeita juntamente com os outros ingredientes líquidos da massa) e uma alface cortada em juliana e misturada no final, juntamente com o queijo e o fiambre; ah e reduzi a quantidade de manteiga (coloquei apenas 2 colheres de sopa).
Espero que gostem.

Deixo-vos as fotos, com votos de um bom fim-de-semana, e com a certeza de que é importante tentar sempre encontrar o lado bom e positivo de cada situação, por mais má que ela pareça.




segunda-feira, 6 de maio de 2013

Queques de Banana com Aveia e Canela


Bom dia amiga(o)s,

Este fim-de-semana, com mais umas bananinhas a ficarem maduras demais, lá foi a Marta inventar mais uns bolinhos, para elas não se estragarem (ó que chatice:))

Como gosto muito de queques e adorei a mistura de banana com aveia nas panquecas que já tinha experimentado antes, peguei na receita base dos queques simples que costumo fazer, inspirei-me e saíram estes queques muito fofos, nutritivos e saborosos.

(A receita deu para um total de 12 queques)
Fiz assim:

- 1 chávena de chá de farinha de trigo
- 1 chávena de chá de flocos de aveia
- ½ chávena de chá de açúcar amarelo (só coloquei meia chávena porque a aveia e a banana já têm o seu doce natural, mas pode adicionar mais se quiser)
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 ovo
- 1 banana
- 1 chávena de leite
- ¼ de chávena de óleo vegetal
- canela em pó a gosto

Coloquei numa tigela a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal, e reservei.
No liquidificador juntei o ovo, com a banana (cortada em rodelas), o leite e o óleo, juntamente com os flocos de aveia e triturei tudo, até os flocos ficarem desfeitos.
Despejei a mistura de ingredientes líquidos sobre os secos e misturei delicadamente, adicionando no fim a canela e envolvendo bem.
Coloquei a massa em formas de queques e levei ao forno (pré-aquecido, a 200º C) por 20 minutos (aproximadamente), até estarem cozidos (fiz o teste do palito).
Retirei do forno, deixei arrefecer e deliciei-me!

Bom apetite!

São servida(o)s?

sábado, 4 de maio de 2013

Pequeno-almoço/Lanche Delicioso e Saudável (Iogurte de Cereais com Morangos e Flocos de Trigo e Arroz)

 Olá amigas,

Aí está novamente a Primavera em força! Com um solzinho e um calorzinho maravilhosos!
Não sei porquê, mas nestes dias solarengos apetece-me lanches (ou sobremesas) leves e de preferência com morangos.
Primavera, para mim, é sinónimo de Flores e Morangos!
Moranguinhos biológicos, bem vermelhinhos e docinhos :)

Por isso hoje fiz este lanchinho leve, saudável e delicioso:


Se quiserem provar, só têm de fazer o seguinte:
Lavar muito bem os morangos e cortá-los em rodelas.
Num copo (ou taça) colocar camadas alternadas de iogurte de cereais (ou outro da vossa preferência), as rodelas de morangos e cereais (usei de trigo e arroz) um pouco desfeitos (mesmo com a mão), terminando com o iogurte e uns pedaços de morango a enfeitar.
Também gosto de colocar um ou dois quadradinhos de chocolate preto derretido no micro-ondas, bem espalhado por cima dos morangos.
Levar ao frigorífico para refrescar um pouco e endurecer o chocolate e pronto, podem deliciar-se J

Bom lanche e bons momentos de prazer!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Omeleta Vegetariana

Olá amigas,

Hoje trago uma sugestão de um prato (ovolacto)vegetariano, de propósito para participar neste desafio do blog Palavras que enchem a barriga.
Dêem uma espreitadela neste belo blog e participem também!

Este é um prato que já fiz há algum tempo, mas na altura não tive oportunidade de publicar e depois acabou por ficar esquecido...
Agora, lembrei-me que ainda não o tinha mostrado e pareceu-me uma boa sugestão para poder participar no desafio que a Joana lançou, para comemorar os 500 seguidores do seu blog:

É um prato simples e rápido de se preparar e que fica muito saboroso.
Espero que gostem.

Beijinhos e bom fim-de-semana



Receita (para 2 pessoas):

- 2 dentes de alho
- 1 chuchu
- 1 cenoura
- 1 alface
- 2 colheres de azeite
- 4 ovos
- 1 dl de leite
- queijo ralado a gosto
- sal, pimenta e cebolinho (ou outra erva aromática) a gosto

Descascar e lavar muito bem todos os vegetais.
Ralar o chuchu e a cenoura, cortar a alface em juliana e reservar.
Num tacho, refogar ligeiramente os dentes de alho picados, no azeite, juntar os vegetais e deixar cozinhar um pouco até ficarem ‘al dente’, ou seja, cozidos mas não demasiado moles.
Numa tigela à parte, bater os ovos, juntar o leite e o queijo ralado, temperar de sal, pimenta e cebolinho.
Numa frigideira anti-aderente untada com um pouco de margarina de culinária, colocar os vegetais e a mistura dos ovos, deixar cozinhar em lume brando, virar a omeleta com a ajuda de um prato e deixar cozinhar mais um pouco do outro lado, até ficar douradinha.

Servir de imediato e bom apetite!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Patê de Sardinhas

Olá amigas,

Hoje venho só deixar uma receitinha simples para uma entrada ou para colocar na sanduíche do almoço (para quem tem necessidade de levar almoço para o trabalho).

Eu adoro patês, pois além de serem fáceis e rápidos de se fazer, também são muito versáteis e ficam sempre saborosos.
Eu costumo fazer mais vezes o patê de atum, mas para variar um pouco, desta vez apeteceu-me experimentar com sardinhas. Depois de pesquisar algumas receitas variadas deste prato, acabei por criar a minha própria, ao meu gosto (como sempre J).

Então, o que saiu foi isto:



 Ingredientes:
- 1 lata de sardinhas em molho de tomate
- 2 colheres de sobremesa de maionese
- salsa picada seca (ou outra erva aromática a gosto)

Preparação:
Abrir a lata das sardinhas e retirá-las, reservando o molho de tomate. Colocar numa taça ou num prato, separar as sardinhas em duas partes, retirar a espinha central e esmagar o peixe com um garfo. Adicionar a maionese, o molho de tomate da lata e a salsa picada e misturar tudo muito bem, até obter um preparado homogéneo.
Guardar no frigorífico até à hora de servir.
Servir com tostas (como entrada de uma refeição) ou como recheio num pãozinho ou sanduíche, acompanhado de uma folha de alface e/ou cenoura ralada.

Bom apetite!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pequeno-almoço Saudável #5 (Panquecas de Cereais e Iogurte)


Ok, eu assumo: sou uma panquecólatra! Uma quê?! Sou uma viciada (assumida) em panquecas!
Adoooooroooo panquecas! Como já devem ter percebido, não é? J

Eu sei, ai linha…ai que vem aí o Verão e eu ando a comer estas coisas que só engordam L
Mas a culpa é do tempo, este maldito tempo nublado e cinzento (a Primavera parece que se arrependeu de ter vindo e voltou pra trás), que só me faz apetecer comida reconfortante e me obriga a comer hidratos de carbono… O que me vale são as caminhadas que depois faço todos os dias, que me ajudam a queimar estas calorias :)

Bom, mas voltando à vaca fria, ou seja, às panquecas, o que quero dizer é que de cada vez que as faço tento sempre fazer de forma diferente, isto é, tento sempre fazê-las com um novo ingrediente.
Desta vez fiz com iogurte e não me arrependi nada :)
Depois de cozidas ficam com uma massa fofa, elástica e muito macia. Uma delícia, mesmo assim simples, sem acompanhamento.

Se quiserem experimentar, a receita que fiz foi a seguinte:
- 1 ovo
- 1 chávena de farinha de trigo (sem fermento)
- ½ chávena de flocos de cereais de arroz e trigo
- 1 iogurte de cereais (ou natural)
- 1 chávena de leite
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo (facultativo)

Colocam-se todos os ingredientes no liquidificador (ou copo da varinha mágica) e trituram-se até estarem bem desfeitos.
Depois é só ir colocando um pouquinho de massa de cada vez numa frigideira anti-aderente bem quente, deixar cozer quase em lume quase brando (até a massa borbulhar). Virar do outro lado e deixar mais um pouco até estarem douradinhas.
Servir de imediato, ainda mornas, e bom apetite!

Ficaram com esta cor linda!
Já agora coloco uma questão: Com o que é que acompanhariam estas panquecas?

Eu comi-as mesmo assim, simples sem mais nada e souberam-me muito bem porque já são doces.
Mas se fossem vocês, o que é que lhes juntavam? Gostava muito de saber a vossa opinião :)

Beijinhos doces