Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

sábado, 30 de março de 2013

Massa com Camarão


Adoro pratos de massa (além dos bolos e docinhos). Esta é uma sugestão que ensinaram à minha mãezinha e ela passou-me a ideia.

É uma receitinha bem ao meu gosto: muito simples, práctica e deliciosa (a meu ver, claro :)).

É só cozer a massa da sua preferência (eu usei fusilli) num tacho com água a ferver, temperada de sal e um fio de azeite.
Num tacho à parte, colocar 3 ou 4 dentes de alho picadinhos com um pouco de azeite e deixar refogar um pouco (cuidado para não queimar, porque o alho frita depressa). Deitar um pacote de miolo de camarão congelado e deixar cozer um pouco até descongelar. Juntar 2 colheres de sopa de tomate cortado em pedacinhos e 1 colher de concentrado de tomate, um pedaço de pimento verde, temperar com meio cubo de caldo de camarão (pode ser menos, porque ficou um bocadinho salgado), pimenta e ervas aromáticas a gosto (eu usei cebolinho e salsa picados).
Deixar cozinhar o tomate, evaporar a água dos camarões e engrossar um pouco o molho. Pode-se juntar também umas barrinhas de delícias do mar cortadas em pedaços ou rodelas (desta vez não coloquei, porque não tinha).
Depois é só escorrer a massa já cozida, juntar ao preparado de camarão e envolver tudo muito bem, sem mexer demasiado para não partir a massa.
E a seguir deliciem-se!

Fiz para o nosso almoço (meu e do meu querido) e desapareceu num instante :) (Que gulosos!)
Quase que não tinha tempo para tirar fotografias :))
Espero que gostem.
Beijinhos e boa Páscoa!



sexta-feira, 29 de março de 2013

Bolo de Iogurte de Laranja



Olá minhas lindas,

Hoje preciso de cor, de luz e de sol! Mas como parece que isso está demorado aqui por estas bandas (pois não pára de chover...), apetece-me colorir o meu bloguito e oferecer-vos também um pouco de cor!

Esta é uma variação do meu bolo de iogurte, já aqui anteriormente publicado.

Com um iogurte de manga a passar do prazo, com alguns ovinhos e muitas laranjas cá por casa, o que fazer para utilizar estes ingredientes?
Como o dia de ontem amanheceu sem chuva e com o sol a querer espreitar por entre as nuvens, até parecia que a Primavera estava  finalmente a querer acordar, inspirei-me e resolvi fazer um bolinho para lhe dar as boas vindas :)

É um bolinho simples, como eu gosto, é muito fácil e rápido de fazer e fica bem saboroso.

Fiz assim:

- 3 ovos
- 1 iogurte de manga
- 1 laranja inteira
- 2 caixas (de iogurte) de açúcar mal cheias (porque o iogurte e a laranja já são bem doces)
- 3 caixas (de iogurte) de farinha (com fermento)
- 1/2 caixa (de iogurte) de margarina vegetal derretida (usei margarina porque não tinha óleo)
- 1 colher de chá de fermento em pó

Coloquei os ovos, o iogurte, a laranja bem lavada e cortada aos pedaços (retirei a parte branca do meio e os caroços), a margarina e o açúcar no liquidificador e bati tudo muito bem.
Vazei para uma tigela, acrescentei a farinha e o fermento e mexi bem, sem bater, até estar tudo bem envolvido.
Coloquei numa forma untada e enfarinhada, levei ao forno pré-aquecido a 180ºC e deixei cozer durante aproximadamente 35 minutos (fazendo o teste do palito).
Depois retirei do forno, desenformei e deixei arrefecer.

E está prontinho a ser saboreado.
Espero que gostem.
Beijinhos e boa Páscoa!


Lindo, aromático e com um bom sabor a laranja!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Pequeno-almoço Saudável #3 (Panquecas de Aveia)




Olá amigas,

Hoje acordei com fome. Apetecia-me um pequeno-almoço bom e saudável, mas não me apetecia nenhum dos que já fiz anteriormente (os que estão aqui e aqui). Apetecia-me algo com aveia (mas não crua)… Como gosto muito de panquecas, porque não umas panquecas com aveia em vez de farinha branca? E se assim o pensei, melhor o fiz!

Pegando na receita base das panquecas que costumo fazer, troca-se a farinha por flocos de aveia, pitada daqui, pitada dali, prova-se, talvez um pouquinho disto e daquilo… e assim nasceram umas belas e saborosas panquecas!
São muito boas assim simples, mas acompanhadas com iogurte natural e mel, hummm….Divinal!

É incrível como a fome é uma óptima força impulsionadora e de inspiração para as minhas invenções na cozinha :)) Normalmente tenho mais vontade de cozinhar e de criar novas receitas quando estou com fome :)
Também vos acontece?

Se quiserem experimentar esta ‘iguaria’, a receita é esta:

- 1 ovo
- 1 chávena de flocos de aveia triturados (em farinha)
- 1 chávena de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- para as mais gulosas (como eu) podem ainda adicionar 1 colher de sopa de açúcar amarelo

Põe-se tudo no liquidificador, bate-se bem e depois é só ir colocando um pouquinho de massa de cada vez numa frigideira anti-aderente bem quente (só coloco um pouco de manteiga antes da primeira panqueca, depois já não é necessário), deixar cozer (até a massa borbulhar), virar do outro lado e deixar mais um ou dois minutinhos e está pronto.
Nota: Deve-se ter o cuidado de mexer a massa antes de colocar na frigideira, porque esta tem tendência a ganhar depósito no fundo.

Depois de prontas, podem-se comer assim simples ou então acompanhadas de iogurte natural e mel (adorei), com frutas, com doce, enfim… com tudo o que a vossa imaginação mandar e vos apetecer, desde que não abusem ;)

Espero que gostem desta simples sugestão.

Beijinhos saudáveis



terça-feira, 26 de março de 2013

Pão de Milho com Fiambre e Queijo


Olá minhas queridas,

Hoje trago-vos uma boa sugestão que guardei da amiga Márcia, do blog Prata da Casa.
Obrigada, amiga, pela sugestão e espero que não se importe que eu partilhe também :)

Quando vi esta receita fiquei logo com ela debaixo d’olho, pois pareceu-me que seria bem do meu agrado e do meu querido, pois ambos adoramos pão e tudo o que leve queijo.
Este pão/bolo salgado é óptimo para os nossos lanches ajantarados do fim-de-semana. E ainda mais com este tempo frio e de chuva, em que apetece comida reconfortante e boa para a engorda, como eu costumo dizer :)

Acabado de sair do forno, depois de passar pela sessão fotográfica e ainda morninho, desapareceu num ápice, num abrir e fechar de olhos!
O namorado provou, adorou, repetiu uma fatia, duas fatias, hum…isto é bom, só mais um bocadinho… Eu gostei (apesar de me parecer um pouco salgado para o meu gosto, pois prefiro coisas doces), mas mesmo assim também repeti :)
Quando vi, já tínhamos comido todo! Também não fica muito grande…foi feito na forma mais pequena que tenho e não a encheu até acima…
Da próxima vez que fizer, se quiser que sobre algum para o dia seguinte, vou ter de fazer a receita dobrada ou então acrescentar outro tanto de farinha de trigo, para ficar maior.

Mas o que é certo é que ficou aprovadíssimo e assim descobri mais uma alternativa às habituais panquecas, aos muffins de fiambre e queijo e aos scones de queijo.

Se quiserem experimentar, aqui fica a receita original (que fui buscar aqui)com algumas pequenas alterações que fiz, à frente entre parêntesis:

Ingredientes
- 100g de farinha de milho (acrescentei mais um pouquinho, talvez mais 25 gr)
- 3 ovos inteiros
- 100g de margarina derretida (coloquei um pouco menos e adicionei 0,75 dl de leite)
- 150g de queijo Terra Nostra Ralado (usei queijo mozarella ralado, pois era o que tinha no congelador)
- 50g de queijo Terra Nostra Fatias
- 1 colher de sopa de fermento
- 100g de presunto fatiado ou de fiambre ou de chourição (usei 2 fatias de fiambre que estavam ‘perdidas’ no frigorífico)
- Pimenta q.b. (não usei, pois não achei necessário porque o fiambre já tem tempero suficiente)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Forre uma forma, tipo bolo inglês com 20cm, com papel vegetal (eu untei a forma com azeite e polvilhei de farinha).
Deite os ovos inteiros numa tigela grande e bata-os ligeiramente. Junte a margarina, a farinha misturada com o fermento e bata novamente. Depois junte o queijo ralado e envolva.
Deite a massa dentro da forma, de modo a cobrir o fundo, coloque uma camada de fatias de fiambre e uma camada de fatias de queijo e novamente uma camada de massa.
Leve ao forno durante 40 minutos +- (depende do forno) (no meu ficou pronto em 30 minutos).
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, sirva em fatias e deliciem-se.

Espero que gostem. Bom apetite!


Por dentro fica assim: amarelinho, meio húmido e muito fofinho!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Pequeno-almoço Saudável #2 (Iogurte com Cereais e Morangos)

Olá amigas,

Como já estou de volta ‘à civilização’ e já tenho internet em boas condições, agora já vou poder visitar os vossos cantinhos que eu tanto gosto e retribuir o vosso carinho. Aos poucos tentarei colocar tudo em dia: visitas, comentários e blogs a seguir, assim como continuar com as publicações no blog.
Mas como aqui já não tenho a mãezinha para me ajudar na cozinha, nem a ajuda do paizinho para lavar a louça, já vou ter a cozinha toda só por minha conta e fazer tudo sozinha, mas tudo se há-de arranjar, é uma questão de habituação e de práctica.

Faz bem mudar de ambiente e de rotinas, de vez em quando, e fazer coisas diferentes, para o cérebro não ficar preguiçoso :)

Hoje venho só deixar uma sugestão de pequeno-almoço saudável, que gosto de fazer às vezes para desenjoar do tradicional leite e pão com manteiga.
Foi o meu pequeno-almoço de sábado. Fiz assim:

Numa taça coloquei alguns cereais de pequeno-almoço, uns morangos cortados aos pedaços e um iogurte com pedaços de morango. Envolvi tudo, esperei um pouco, só até os cereais absorverem o iogurte e amolecerem um pouco, e depois deliciei-me.

Como os cereais eram daqueles com pedaços de chocolate preto, ainda me soube melhor :))
Mas podem adicionar outras coisas ao vosso gosto, como passas, amêndoas, avelãs ou nozes picadas. Enfim, puxem pela imaginação e façam a mistura como quiserem, esta é apenas uma opção que ficou bem ao meu gosto.

Experimentem, porque o que é saudável também pode ser saboroso!

Beijinhos

Tinha de ser na minha taça preferida :)



sexta-feira, 22 de março de 2013

Passeio pelo campo para celebrar a chegada da Primavera

Aqui estou novamente, só para completar o post anterior.
Quando o publiquei, a net estava tão lenta que não consegui colocar as fotos todas que tinha para vos mostrar. Por isso aqui estão elas.
Garanto-vos que 'ao vivo e a cores' é tudo (ainda) muito mais bonito :))
Espero que gostem.
Beijinhos primaveris!

Ora apreciem as lindas paisagens que temos bem perto da aldeia, mais uma das grandes riquezas naturais a que ainda posso ter acesso.
Infelizmente a maior parte das Herdades aqui à volta já estão vedadas e fechadas e não podemos entrar, pois são propriedade privada e Reservas de Caça :(























Chegou a Primavera! Viva!

Olá minhas queridas,

Hoje como ainda não tenho nenhum trabalhinho de crochet terminado, nem fiz nenhuma receitinha de culinária nova ou especial, apetece-me mostrar-vos um pouco da chegada da Primavera ao quintal e à horta dos papás. E também um pouquinho do passeio que fiz ontem à tarde, com os meus paizinhos, pelo campo à volta da aldeia, que foi para mim uma espécie de celebração da chegada da Primavera.

Parece que o solzinho já vai aparecendo e dando um ar da sua graça, embora o vento e as nuvens não nos larguem, mas pelo menos aqui no quintal, abrigado do vento, consegue-se sentir uma temperatura amena e já se começa a sentir o cheiro da Primavera.

Que bom! Adoro o sol, a luz, a temperatura agradável (nem muito frio, nem muito calor), o cheiro das plantas e das flores, o voo e o canto dos pássaros, o tempo bom para passear lá fora no campo e poder apreciar e sentir a natureza a acordar e a florescer!

Um passeio pelo campo é para mim uma forma bastante prazeirosa de fazer exercício físico e ao mesmo tempo encher os pulmões de ar puro, apanhar sol, carregar baterias e arejar as ideias. É óptimo para exercitar o corpo e alegrar a alma :) E além disso aproveito para fazer outra coisa que adoro: fotografar a Natureza!

Deixo-vos com um pouquinho daquilo que consegui testemunhar da chegada da Primavera, aqui pelo campo.
Espero que gostem e que vos inspire tanto como a mim :)

Beijinhos primaveris para toda(o)s!



A árvore dos Dióspiros e a Romanzeira (árvore que dá Romãs) - as mais recentes aquisições para o quintal, plantadas há pouco tempo (menos de 1 mês), já estão a rebentar, ou seja, já têm pequenos rebentos que em breve se tornarão folhas e lindos ramos :)

 


O Physalis já tem bolinhas laranja, mas não são doces :(
O Morangueiro já tem uma florzinha :)



Os Orégãos já estão a crescer!
Lindas flores :)

A ervilheira já tem flor e em breve terá ervilhas.
Olha, uma plantinha num sítio inesperado! (a tampa do poço)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Peixe Assado no Forno

Olá amigas,

Nos últimos dias, desde sexta-feira passada, que não tenho tido muita inspiração para a cozinha, não tenho tido muita vontade de cozinhar, nem de experimentar receitas novas…
São fases… Acontece-me passar por diferentes fases conforme o que me vai acontecendo, conforme as semanas do mês (as malditas flutuações hormonais femininas) e conforme o tempo (meteorológico) e altura do ano. Isto normalmente piora no Inverno, pois falta-me o sol, o calor e a luz natural, estou mais tempo fechada em casa, e o facto de estar desempregada também não ajuda muito :(

Por isso hoje trago um prato ‘normal’, daqueles que a mamã costuma fazer cá em casa e que já não precisamos de receita para seguir.
Ontem para o jantar fizemos um belo de um peixinho assado no forno, porque não podemos comer sempre carne, é mais saudável e fica bem saboroso.

Aqui fica a receita:

3 cebolas cortadas em pedacinhos, uns 4 ou 5 dentes de alhos cortados em fatias finas, tudo refogado em 1 dl de azeite (adicionando um pouquinho de água a meio, para não queimar);
Depois adiciona-se 3 tomates, 1 pimento verde e 2 folhas de louro, tudo cortado em pedaços, deixa-se cozer e refresca-se com 1 dl de vinho branco.
Num tacho à parte cozem-se umas batatinhas em água e sal.
Deita-se o refogado num tabuleiro de ir ao forno, coloca-se por cima o peixe (previamente limpo, arranjado e temperado de sal) (usámos carapaus grandes, mas pode-se usar outro peixe a gosto), salpica-se com coentros picados, pimenta preta e um fio de azeite. Colocam-se e distribuem-se as batatinhas cozidas à volta do peixe e leva-se ao forno pré-aquecido, até cozer o peixe e reduzir um pouco o molho de tomate.
Deve-se virar o peixe a meio da cozedura, para estar em contacto com o molho de tomate dos dois lados e assim ficar bem temperado.
Retira-se do forno e serve-se ainda quentinho.

Bom apetite e bom peixinho!



quinta-feira, 14 de março de 2013

Bolo de Cenoura


Olá amigas,

Hoje trago mais um novo bolinho experimentado e aprovado, aliás, aprovadíssimo (por mim, pelos paizinhos e por uns amigos muito especiais)!

Muito fácil, rápido de se fazer e, apesar de ser feito com farinha integral, fica muito saboroso e doce, mas não demasiado.
Foi o primeiro bolo que fiz com farinha integral, gostei muito do resultado e já fiquei com umas ideias para utilizar a farinha integral noutras receitas já conhecidas… Pelo menos é mais saudável e saciante :)
Pensei que o bolo ficasse ‘pesado’ ou massudo, mas pelo contrário, até ficou bem fofinho e um pouco húmido. E além disso, fica com uma cor muito bonita.

Aqui ficam as imagens, para que vejam com os vossos próprios olhos :)

Espero que gostem.
Beijinhos

São servidas? :)

Receita (retirada do suplemento de culinária O melhor da Cozinha Portuguesa nº. 220):

- 3 cenouras médias
- 1 dl de óleo de girassol
- 3 ovos
- 175 gr de açúcar mascavado escuro (usei açúcar amarelo)
- 250 gr de farinha integral
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- manteiga e farinha q.b. (para untar a forma)

Ligue o forno a 180º C. Unte uma forma de chaminé com manteiga e polvilhe-a de farinha.
Descasque as cenouras; corte-as em pedaços e coloque-os no liquidificador. Junte o óleo e os ovos e triture, até estar tudo bem moído e ligado.
Deite a mistura numa tigela, junte-lhe o açúcar e mexa bem. Adicione a farinha com o fermento e misture.
Deite a massa na forma e leve ao forno, por 40 minutos. Retire, deixe o bolo arrefecer um pouco e desenforme.

E pronto, é só servir e deliciar-se :)

Bom bolinho!