Mensagens sentidas

Tudo aquilo que fazemos com gosto e com amor, carinho e dedicação, fica sempre bem feito.

O bem mais precioso que podemos ter na vida, além da saúde, é o amor e a amizade. São coisas que dinheiro algum pode comprar.

A vida só vale a pena ser vivida junto de quem amamos e só faz sentido se pudermos aprender, crescer e evoluir sempre.

(Marta Alves)

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Arroz de Galinha do Campo (no forno)

Olá amigas,

Para descansar um pouco das experimentações de novas receitas, hoje trago um petisquinho feito pela mamã, com galinha ‘caseira’ (criada no campo).
Ela também costuma fazer o arroz de pato desta forma, mas agora o que havia disponível era galinha, por isso foi o que saiu :)
Desde que não se abuse na gordura, este arroz fica muito bom e saboroso.
Ora vejam só o aspecto:


Receita:

- Metade de uma galinha do campo
- 1 pedaço de toucinho
- 1 pedaço de chouriço de carne
- 1 cebola
- 1 ramo de salsa
- Arroz agulha
- sal e água q.b.

Cozer a galinha na panela de pressão, junto com o toucinho e o chouriço, com água a tapar, a cebola, o ramo de salsa e sal a gosto, durante meia hora.
Decorrido este tempo, tirar a panela do lume, tirar a pressão e, com uma colher, retirar a gordura excedente (que se formou ao cimo da água). Retirar a carne, a cebola e a salsa e reservar essa água.
Deixar arrefecer as carnes, desossar a galinha, retirar as peles, cortar a galinha e o toucinho em pedaços e o chouriço em rodelas.
Levar ao lume a água da cozedura da carne e cozer nela o arroz (3 chávenas de caldo por cada 1 chávena de arroz agulha), no meio da cozedura acrescenta-se a carne, deixando umas rodelas de chouriço à parte. Retira-se do lume antes do arroz estar totalmente cozido e ainda com um pouco de caldo.
Colocar o arroz num recipiente de barro (ou refractário), colocar por cima as rodelas de chouriço reservadas (adicionámos também uns pedaços de bacon fatiados), para enfeitar, e levar a meio do forno a 180ºC, só até acabar de cozer o arroz e secar um pouco.
Está pronto a servir.

Beijinhos e bom arroz!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Almôndegas com molho de tomate

Olá amigas,

Hoje trago-vos mais uma nova receita experimentada, que também ficou muito boa, modéstia à parte ;)

Por incrível que pareça, acho que foi a primeira vez que fiz almôndegas caseiras… Como não é coisa que se coma muito na minha casa, as poucas vezes que fiz foram almôndegas compradas já feitas e congeladas.
A minha mãe costuma fazer hambúrgueres caseiros, mas almôndegas não. Por isso apeteceu-me experimentar esta receita (fazendo as minhas alterações, como sempre :)) e ficou aprovadíssima. Bem mais saborosas do que aquelas congeladas :)

Espero que gostem.
Beijinhos

(Receita adaptada do suplemento de culinária ‘O melhor da Cozinha Portuguesa – A arte de bem cozinhar’ Nº. 105 (para 4 pessoas)):

- 800 gr de carne picada (utilizei carne de vaca e de porco)
- 2 gemas
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 dl de azeite (coloquei 3 colheres de sopa)
- 2 tomates (usei apenas 1 e acrescentei 3 colheres de sopa de polpa de tomate)
- 2 dl de vinho (coloquei metade vinho e metade água)
- sal e pão ralado q.b. (adicionei também pimenta preta, cebolinho e salsa picada)

1 – Coloque a carne numa tigela. Tempere-a com sal (adicionei também pimenta preta, cebolinho e salsa picada) e junte as gemas; mexa bem e forme bolinhas. Passe-as por pão ralado e reserve.
2 – Pique os alhos e a cebola e refogue-os no azeite. Elimine a pele e as sementes do tomate, pique-o e junte ao refogado (acrescentei 3 colheres de sopa de polpa de tomate). Tempere com sal e deixe cozinhar um pouco.
3 – Refresque com o vinho. Junte as almôndegas, envolvendo-as bem. Tape o tacho e deixe cozinhar durante cinco minutos. Coloque num pirex e leve a meio do forno por mais cinco minutos (deixei mais tempo, até cozinhar e apurar bem o molho de tomate). Retire e sirva. 

Sugestão: este prato pode ser acompanhado com arroz branco ou esparguete. Nós acompanhámos com legumes estufados (que por acaso ainda não coloquei aqui a receita).

Bom apetite!




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Creme de Feijão e Couve

Gosto muito de vegetais e de sopa, e agora no Inverno sabe mesmo bem uma sopinha cremosa e quentinha, para aquecer o corpo e a alma :)

(Receita adaptada do suplemento de culinária ‘O melhor da Cozinha Portuguesa – A arte de bem cozinhar’ Nº. 105):

Ingredientes:
- 2 batatas
- 2 chuchus
- 2 cenouras
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 couve-coração-de-boi pequena
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1,2 l de água
- 500 gr de feijão encarnado ou feijão-manteiga
- sal q.b.

Modo de Preparação:
Descasque e lave as batatas, os chuchus, as cenouras, as cebolas e os alhos. Corte tudo em pedaços, deixando uma cenoura inteira. Lave e arranje a couve, deixando-a em pedaços grandes. Junte os legumes numa panela e acrescente a água e sal a gosto. Leve a cozinhar sensivelmente durante 20 minutos.
Decorrido este tempo, retire a couve e a cenoura. Corte-as em pedaços pequenos e reserve. Envolva o feijão nos restantes legumes e deixe cozinhar durante mais 15 minutos.
Depois triture os legumes até ficarem em creme. No final rectifique o sal, adicione os pedaços de couve e cenoura reservados anteriormente e sirva.

Boa sopinha :)


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bolo de Maçã (com canela)

Olá lindas,

Aqui está um belo bolinho para acompanhar um chazinho quentinho.
Com a chuva e humidade que por aqui andou no fim de semana, soube mesmo bem estar à lareira, no quentinho, a bebericar um chazinho e a saborear um bom bolinho :)
Este fica fofinho e pouco doce, mas tem o doce natural da maçã, o que o torna um pouco mais saudável.
Só tive pena de o termos feito num tabuleiro grande, porque acabou por ficar baixinho… Mas ficou muito bonito e saboroso.

(Receita retirada do suplemento de culinária 'O melhor da Cozinha Portuguesa – A arte de bem cozinhar' Nº. 105):

- 4 ovos inteiros
- 1 chávena e meia (de chá) de açúcar
- ¾ de chávena (de chá) de óleo
- 2 chávenas e meia (de chá) de farinha com fermento
- 1 pitada de canela
-4 maçãs
- Manteiga, açúcar em pó e paus de canela q.b.

1 - Ligue o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro, de 20 x 25 cm, com papel vegetal e unte-o com manteiga. Numa tigela, junte todos os ingredientes da massa do bolo, à excepção das maçãs, e misture-os bem.
2 - Adicione as maçãs, descascadas e cortadas aos pedaços pequenos, e mexa mais um pouco. Deite a massa no tabuleiro, alise-a e leve-a a cozer, no forno, durante cerca de 45 minutos. Verifique a cozedura com um palito e retire o bolo do forno.
3 - Deixe-o arrefecer e desenforme-o. Retire-lhe o papel vegetal e corte-o em cubos. Polvilhe-os com açúcar em pó e sirva-os decorados com paus de canela (esta parte dispensei).

Espero que gostem.
Beijinhos


 
São servidas?



Creme de Grão com Espinafres

Vai uma sopinha quentinha, ainda a fumegar? :)




(Receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha Nº. 80)

Ingredientes:
- 2 batatas
- 2 chuchus
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras
- 0,5 dl de azeite
- 1 lata pequena de grão cozido
- 1,2 l de caldo de galinha
- 1 molho de espinafres
- sal e água q.b.

Modo de Preparação:
Descasque e lave as batatas, os chuchus, a cebola, os alhos e as cenouras. Corte tudo grosseiramente. Leve a refogar no azeite. Acrescente o grão e reserve alguns grãos para o final. Verta o caldo sobre os legumes e deixe cozer.
Entretanto, arranje os espinafres e coza-os em água, num tacho à parte. Triture a sopa, acrescente os espinafres picados cozidos e o restante grão, rectifique o sal e leve ao lume só até levantar fervura.
Está pronta a servir.

Bom apetite!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Pizza de Tomate e Bacon

E sai mais uma receitinha nova :)

Desta vez foi uma pizza, porque gosto muito de pizza, já há muito tempo que não como e apeteceu-me…

É uma receita simples, sem nada de especial ou muito elaborado, mas que ficou muito boa. A única coisa que eu acho que não saiu bem foi o facto de termos colocado molho demais para o meu gosto (fiz uma quantidade maior do que a que está na receita)… Mas a minha mãezinha gostou assim…Gostos não se discutem :)
Mas agora é que não conseguimos convencer o paizinho a provar a iguaria, porque pizza não é coisa que ele goste, nem quer provar sequer :(

Como sempre, seguimos a receita, mas não totalmente. Acabamos sempre por dar o nosso toque pessoal, em função do nosso gosto e dos ingredientes disponíveis na despensa :)

(Receita adaptada da revista Segredos de Cozinha – Guia semanal de culinária Nº. 1115)

- 1 massa-base*
- 1,5 dl de molho de tomate (fiz caseiro **)
- 150 gr de queijo mozarela ralado (usei queijo emmental)
- 2 tomates maduros (usei apenas 1)
- 100 gr de bacon (coloquei metade do bacon e acrescentei uns pedaços de presunto)
- 1 colher de sobremesa de orégãos
- 1 colher de sopa de azeitonas pretas (não coloquei)

* Massa-base:
Dissolva 15 gr de fermento de padeiro em 2dl da água morna.
À parte misture 300 gr de farinha de trigo com uma colher de chá de sal.
Junte o fermento diluído à farinha e misture.
Amasse até obter uma massa homogénea e bem ligada.
Coloque num recipiente e tape, deixando levedar até dobrar de volume.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte-a com o formato pretendido.

**Molho de tomate caseiro:
Pique 1 cebola (usei 2), 3 dentes de alho e 2 tomates pelados.
Leve um tacho ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, coloque a cebola e os alhos picados e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar transparente. Junte o tomate, deixe cozer, refresque com 50 ml de vinho branco e deixe apurar um pouco. Adicione 3 colheres de sopa de polpa de tomate, um pouco de água e uma pitada de açúcar (se o molho estiver ácido) e deixe cozinhar até o molho começar a engrossar um pouco. Retire do lume, passe com a varinha mágica e tempere de sal, pimenta e orégãos.

Modo de Preparação da Pizza:
Unte com azeite uma forma para pizza. Estenda a massa sobre a forma, dando-lhe uma forma arredondada e fazendo um rebordo a toda a volta. Barre com o molho de tomate, cubra com metade do queijo ralado e espalhe de forma harmoniosa o tomate cortado em rodelas (ou em pedaços) e o bacon (e/ou presunto) laminado.
Acrescente o resto do queijo, polvilhe com os orégãos e decore com as azeitonas pretas (não achei necessário).
Leve a meio do forno, pré-aquecido, a 200ºC, cerca de 15 minutos (deixei cerca de 30 minutos). Retire e sirva.

Boa Pizza!
 

sábado, 26 de janeiro de 2013

Peixe Cremoso Gratinado

Olá amigas,

Seguindo a onda de experimentação de novas receitas, aqui vai mais uma receita de peixinho, muito saborosa também.

Já que ‘desencantámos’ as revistas e os suplementos de culinária que a mãezinha tem cá por casa, agora temos de lhes dar uso e quase todos os dias sai uma receitinha nova. O paizinho quando nos vê na cozinha até já pergunta: “então, que cozinhado é que é vai sair hoje?” :)

Até agora acho que não nos temos saído muito mal, pelo menos ele não tem reclamado e tem comido o que lhe pomos no prato :))

Espero que também gostem deste peixinho.
Beijinhos
 



 (Receita para 4 pessoas)

- 400 gr de postas de pescada
- sal q.b.
- 2 ovos
- 3 tomates
- 2 cebolas
- 3 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
-200 gr de batata frita palha (ou 3 batatas grandes cortadas em palitos finos e fritas)
- salsa a gosto
- 1 pacote de natas (2 dl)
- molho bechamel (2 dl de água da cozedura do peixe, 2 colheres de sopa de farinha, 1 colher de sopa de manteiga Vaqueiro)
- sal, pimenta e noz-moscada a gosto
-queijo ralado e pão ralado a gosto

Arranje as postas de pescada e leve-as a cozer com água temperada de sal. Retire as postas, reserve a água, deixe amornar o peixe, retire-lhe as peles e as espinhas e lasque grosseiramente.
Coza também os ovos à parte e depois coloque-os em água fria.
Escalde os tomates, retire-lhes a pele e pevides e corte-os em cubos. Descasque e lave as cebolas e os alhos e pique-os finamente. Num tacho coloque o azeite, junte a cebola e os alhos picados e deixe refogar, em lume brando, até a cebola ficar transparente. Adicione o tomate e a salsa picada, mexa e deixe cozinhar durante 3 minutos (ou até o tomate estar cozido).
Entretanto prepare o molho bechamel, levando ao lume a água da cozedura do peixe, a farinha e a manteiga, mexendo sempre até engrossar. No final tempere de sal, pimenta e noz-moscada e reserve.
Junte o peixe ao refogado de tomate, a batata palha e os ovos cozidos picados e envolva. Adicione depois as natas e o molho bechamel e mexa até ficar tudo bem envolvido. Retire do lume, deite num pirex, polvilhe com o queijo ralado e o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, até o queijo derreter e ficar bem douradinho. Sirva de imediato.

Bom apetite!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pano/Caminho de mesa – motivo Flor

Olá minhas queridas,

Hoje venho mostrar-vos mais um trabalhinho da mamã, que já deve ter sido feito há uns anos atrás, mas está em bom estado porque estava guardado.

De vez em quando gosto de ir cuscar na arca do meu enxoval, onde a minha mãe tem guardados os trabalhos que fez para mim e os que fez para ela, mas que já não usa…
E encontro sempre preciosidades como esta :)
A flor bordada já vinha no tecido e a minha mãe fez o picô e a barra à volta.
Gostam?

Beijinhos e bom fim-de-semana, com muitas artes e boa paparoca :)


 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Salame de Chocolate

Huuummm, adoro chocolate e bolos de chocolate :)

Como há muito tempo que não comia salame de chocolate, lembrei-me de pedir à minha mãezinha para me fazer um…
 
Vai uma fatia?

Receita adaptada de uma edição especial da revista Mulher Moderna na Cozinha, com o tema Chocolate:

- 150 gr de margarina vegetal
- 200 gr de chocolate em pó
- 200 gr de bolacha tipo Maria
- 100 gr de açúcar
- 1 ovo
- Açúcar q.b.

Derreta a margarina sem deixar ferver. Junte o chocolate com as bolachas partidas grosseiramente, adicione aos poucos a margarina derretida e amasse. Incorpore o açúcar e o ovo batido e amasse bem novamente.
Espalhe o preparado sobre uma folha de papel vegetal ou uma folha de papel de alumínio, molde-o no formato de salame e enrole-o na folha.
Coloque-o no frigorífico, até ficar firme (deixei de um dia para o outro). Retire-o do frigorífico e elimine a folha. Polvilhe o salame com açúcar, corte em fatias e sirva. 

Nota: Para ficar igualzinho ao que a minha mãe fazia, na minha infância, a única coisa que falta na receita é polvilhar a folha de papel vegetal com um pouco de aguardente, antes de colocar a massa e só depois enrolar. Depois deixa-se ficar dentro do papel vegetal, no frigorífico, e vai-se cortando à medida do que é necessário, sem polvilhar com açúcar por cima.
Assim é que fica um belo chouriço de chocolate (como nós lhe chamávamos antigamente) :)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Gratinado de Peixe e Legumes

 
 

Olá amigas,

Hoje venho só deixar uma receita boa e saudável, de um peixinho que fica muito saboroso.

Sempre que venho à casa dos paizinhos, a minha mãezinha aproveita logo a oportunidade para me pedir ajuda para fazer uma receita nova, um pouco mais elaborada do que o habitual, daquelas que ela não tem tempo nem paciência para fazer sozinha, e eu alinho, é claro :)

Adoro experimentar receitas novas. Ainda por cima ela tem imensos suplementos de culinária, que foi guardando das revistas que costumava comprar, com milhentas receitas boas, que dá vontade de experimentar todas… Na altura de decidir qual a que vamos experimentar é que ‘a porca torce o rabo’, ou seja, é mesmo muito difícil ter de escolher apenas uma :)

Desta vez optámos por esta, porque não nos pareceu muito complicada e dava tempo para a fazer para o jantar.
Deixo aqui a receita, que ficou aprovadíssima por todos, até pelo paizinho que quase sempre fica um bocadinho ‘de pé atrás’ com as nossas invenções ;)

Espero que gostem.
Beijinhos


Ingredientes:
- 1 kg de batatas
- 3 dl de leite (colocámos 1,5 dl)
- 5 gemas
- 100 gr de manteiga
- 600 gr de bróculos (usámos couve-flor)
- 1 cebola
- 2 dentes de alhos
- 1 lata de tomate pelado
- 1 pimento vermelho (colocámos metade)
- 2 postas de abrótea cozida (usámos pescada)
- 100 gr de queijo flamengo ralado
- sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Modo de preparação:
Descasque as batatas, corte-as em pedaços e coza-as em água temperada de sal. Passe-as por um passevite e junte o leite, as gemas e metade da manteiga. Rectifique o sal e tempere com uma pitada de noz-moscada e pimenta. Mexa bem e reserve.
Arranje os brócolos (como não tínhamos, usámos couve-flor e aproveitámos também algumas das suas folhinhas verdes), separe-os em pequenos raminhos e coza-os em água temperada de sal. Retire-os e escorra-os.
Ligue o forno a 200º C. Pique a cebola e os alhos e refogue-os na restante manteiga. Junte o tomate e metade do pimento picados.
Limpe o peixe de peles e espinhas e junte-o ao refogado. Regue com 4 dl de água (usámos a água da cozedura do peixe e apenas metade da indicada), tempere com sal e pimenta e deixe ferver, durante 5 minutos.
Num tabuleiro de louça refractária coloque metade do puré, sobreponha a mistura do peixe e metade dos brócolos. Cubra com o puré restante e decore com mais brócolos e o pimento que sobrou, cortado em losangos.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até alourar. Sirva de imediato.

Bom apetite!